OFICINA DE HISTOLOGIA COM ESTUDANTES DE UM CURSINHO POPULAR E A RELAÇÃO COM MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Talita Barbosa de Oliveira
  • Matheus Calixto Saldanha
  • Vitória Lima Camelo
  • Brena Késia Nepomuceno de Freitas
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

A monitora da disciplina Histologia Animal, do curso de Ciências Biológicas, participa também de atividades docentes do cursinho popular Projeto Seis de Março e traz essa experiência como forma de integrar o que vem sendo feito na monitoria do curso de Ciências Biológicas e o nível básico de ensino. Foi elaborada uma oficina prática para 16 alunos, de introdução à histologia: reconhecimento de duas variedades teciduais. A atividade foi realizada no laboratório de microscopia do Departamento de Biologia da UFC, no mesmo local onde ocorrem as aulas da graduação, no período de uma manhã de sábado. Um dia antes da oficina, no próprio cursinho, houve uma aula expositiva, pela monitora-professora sobre o estudo da histologia e as principais divisões dos tecidos, para familiarizar os alunos com a temática. No laboratório, foram relembrados conceitos sobre tecido nervoso, assim como orientações do uso adequado de um microscópio. Posteriormente, lâminas de medula espinhal foram observadas pelos estudantes e cada um realizou o desenho de uma célula nervosa e alguns de seus componentes. O segundo momento da oficina abordou o tecido sanguíneo, no qual cada estudante pôde confeccionar sua lâmina a partir da técnica laboratorial denominada esfregaço. Os estudantes participaram de todo o processo da técnica e observaram a lâmina, identificando as células do tecido amostrado. Ao longo da atividade, foi possível perceber a curiosidade dos estudantes pelo conteúdo, assim como apresentá-los a ambientes e situações que o ensino básico nunca havia proporcionado. Quando o comportamento da turma deste nível de ensino é comparado ao da turma da graduação, é possível observar um maior interesse por parte dos estudantes do cursinho, que por estarem diante de uma atividade nova e opcional, demonstraram maior engajamento e participação. Com os alunos da graduação, por esta atividade ser mais regular, o interesse algumas vezes precisa ser resgatado a partir da iniciativa do monitor.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência