OLHARES SOBRE O ENVELHECIMENTO: EXPERIÊNCIAS NA MONITORIA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Karleane Santana de Araujo
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha

Resumo

O envelhecimento é um processo multidimensional, multicausal e vivenciado de forma singular por cada pessoa, não estando limitado apenas ao aparato biológico e a historicidade.Observa-se a gama de pressupostos teóricos que para explicar e caracterizar tal processo(NERI,2011), dentre os a quais se articulam e destacam biologia, psicologia, sociologia, história e gerontologia.O que nos leva a refletir e questionar que olhares são formados sobre o envelhecimento. A monitoria possibilitou a experiência da discente, nas disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento I e II, do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, as quais possibilitam aos estudantes para além do contato com materiais bibliográficos,o contato com profissionais da área, visitas de campo e entrevistas, a fim de possibilitar uma maior compreensão acerca do desenvolvimento e suas idiossincrasias, bem como a formação de um olhar crítico sobre as teorias e a própria formação.Como objetivos deste trabalho estão relato da experiência da monitora e a apresentação do olhar sobre o envelhecimento por parte dos estudantes das disciplinas. Utilizou-se como metodologia, as observações e debates em sala de aula e uma atividade realizada no semestre 2019.2.Como resultados, verificou-se que a maioria dos estudantes compreendem o envelhecimento enquanto processo de vida, sendo multifacetado e dinâmico, permeados por fatores biológicos, culturais e históricos, mas marcados também pelas experiências singulares dos indivíduos. Durante as disciplinas os alunos relatavam poder repensar a sua própria vida, levando-os a refletir também acerca de sua práxis profissional em vista de uma maior articulação com outros profissionais e áreas.Assim, essa experiência foi importante tanto para os discentes quanto para a monitora que como eles pôde refletir sobre a sua formação e prática profissional,bem como o desenvolvimento pela discente de expertises e aprendizados que possibilitarão uma futura prática docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência