OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DO MÓDULO DE IMUNOPATOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA DA UFC
Resumo
Imunologia é um conteúdo comumente visto como complexo pelos estudantes de Medicina. A partir disso, observa-se um esforço por parte dos docentes em renovar as estratégias de aprendizagem. Para isso, tem-se como base as avaliações feitas pelos alunos. Esse dado é essencial para uma compreensão tangível sobre qual é a experiência vivenciada pelos alunos e a sua relevância para a formação acadêmica. Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos sobre as estratégias educacionais do módulo de Imunopatologia. Foram aplicados dois questionários com respostas individuais e anônimas em 2019.1 e 2019.2 após módulo de imunopatologia. O questionário era composto por “emojis” com 4 significados: feliz, tranquilo, triste e raiva, que deveriam ser relacionados às diferentes atividades durante o módulo de acordo com o sentimento de cada aluno. As respostas obtidas foram agrupadas nas categorias segundo as respostas: organização do módulo; aulas teóricas; aulas práticas; avaliação parcial (AP); grupo tutorial (GT); estudo orientado (EO). Os dados de 125 questionários, sendo 77 de 2019.1 e 48 de 2019.2, foram analisados utilizando uma abordagem qualitativa. A estratégia melhor avaliada é o GT, que foi citado por 71% dos alunos como “feliz”. Em relação à organização da disciplina, 40% dos alunos consideraram-na "tranquila” e 32% “feliz”. Verifica-se que o EO obteve 45% de respostas em “triste” e 16% em “raiva”. Acerca da AP, as respostas em “tranquilo” prevaleceram, contando 47%, e com 20% em “feliz”. As aulas práticas receberam 33% de “triste” e 29% de “tranquilo”. Já as aulas teóricas, contabilizou-se 38% em "tranquilo" e 38% em "triste". O GT é o destaque do módulo, sendo seguido pela sua organização e a AP, devendo ser mantidos. O contrário é observado em relação aos EO, que receberam avaliações muito negativas e necessitam ser reformulados ou substituidos. As aulas práticas e teóricas podem ser revistas afim de melhorar seu desempenho na aprendizagem do aluno.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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