OS CROQUIS EM AMBIENTES URBANOS (URBAN SKETCHING) NA REPRESENTAÇÃO DA CIDADE.
Resumo
Os Urban Sketchers são uma comunidade mundial de artistas, conectados via internet ou por encontros regulares realizados em diversas cidades do mundo, a qual surgiu em 2007 com o blog “Urban Sketchers” de Gabriel Campanario, artista, ilustrador e jornalista do jornal “The Seattle Times”, de Seattle, Washington. Entretanto, o desenho realizado em campo é uma atividade muito mais antiga, praticada por diversos artistas, por meio do desenho e/ou pintura nos mais variados períodos da História, visto a necessidade humana de registro, estudo e expressão do espaço. O presente trabalho busca validar a importância da prática dos croquis in loco na aprendizagem da disciplina de Desenho de Observação, enquanto ferramenta de estudo da arquitetura e do urbanismo. Ao instigar o aluno a observar a dinâmica da cidade e se apropriar da mesma, reforçar o sentimento de pertencimento e ampliar o campo da autoexpressão, além de trocar de experiências com outros artistas e com os próprios protagonistas da paisagem, a contribuição que essas experiências podem acrescentar a um aluno que está aprendendo a observar o espaço e representá-lo por meio do desenho é fundamental. Ao entender a urbe enquanto espaço fluido, por ser modificado e construído constantemente pelos mais diversos agentes, se faz importante principalmente em cursos que estudam a representação gráfica e a História, como Arquitetura e Urbanismo e o Design, essa prática de registro, observação e produção de conteúdo sobre o ambiente construído e humano do nosso espaço estudado. Ao incorporar essa atividade junto ao desenho, é possível criar uma dimensão muito mais pessoal e íntima, de forma que a linguagem de cada aluno seja expressa nos trabalhos da disciplina, a partir do olhar e traço de cada indivíduo sobre a cidade, além de ser uma maneira muito mais tátil de estudar a história do espaço urbano e como ela se manifesta por meio das ruas, construções e equipamentos urbanos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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