OS DESAFIOS DA MONITORIA NO APRENDIZADO DA FUNCIONALIDADE (CIF) NAS DISCIPLINAS DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA NEUROLÓGICA ADULTO E PEDIÁTRICA

Autores

  • Eduardo de Azevedo Greominiano
  • Amanda da Silva Braga
  • Lidiane Andrea Oliveira Lima

Resumo

Introdução: O módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria (CFNP) contempla aspectos da organização do sistema nervoso e suas afecções e repercussões funcionais, assim como as formas de manejo dessas condições. Os alunos devem compreender que o ambiente e relações pessoais contribuem para o seu estado de saúde, como preza a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Objetivo: Investigar a opinião dos alunos acerca dos desafios do aprendizado para o entendimento da Funcionalidade voltada a indivíduos adultos, e crianças com distúrbios de origem neurológica. Metodologia: As opiniões de dez alunos foram obtidas através de um formulário online, construído pelos monitores e professores. As perguntas contidas no formulário eram sobre as preferências e barreiras encontradas para a participação nas monitorias e aprendizagem da CIF no módulo de CFNP. Resultados: Não houve diferenças entre a quantidade de alunos que preferiram a monitoria presencial ou a distância. Os que preferem monitoria online, justificam-se com a maior disponibilidade de horários e materiais de apoio, além do armazenamento na nuvem. Aos que preferem a monitoria presencial, justificam-se com a maior comunicação com os monitores e interação com a turma, utilizando métodos de aprendizagem mais dinâmicos. No entanto, as monitorias presenciais exigem uma carga horária livre além de possíveis deslocamentos. A maioria dos alunos que preencheram o questionário acreditam que a monitoria é uma estratégia eficaz para o aprendizado. Aspectos como disponibilidade de horários, divergência entre os docentes e alta complexidade do conceito são barreiras encontradas para o aprendizado da CIF, sendo sugerido pelos alunos a aplicação de estudos dirigidos, para facilitar o aprendizado sobre a CIF. Conclusão: A elevada carga horária e a heterogeneidade sobre a CIF são barreiras para a adesão e aprendizado nas monitorias. No entanto, o uso de estudos dirigidos pode auxiliar nesse processo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência