OS FILMES NO ENSINO: TRABALHANDO CONCEITOS ATRAVÉS DO FILME DOCE BRASIL HOLANDÊS

Autores

  • Italo Bezerra de Lemos
  • Ana Rita Fonteles Duarte

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo pensar, de forma geral, a importância de filmes no ensino de História como forma de compreender melhor determinados conceitos trabalhados em sala. Para isso, adotamos como objeto de estudo a utilização do filme Doce Brasil Holandês, na disciplina de Lugares de Memória e o Ensino de História, tendo como principal documento os artigos e escritos pelos estudantes sobre o filme e as citações feitas em suas provas. A partir dessa experiência, poderemos discutir se o filme promove melhor entendimento das questões presentes no texto, como os estudantes articularam os conceitos debatidos em sala e nos textos com as reflexões feitas pelo filme e o próprio engajamento dos estudantes. Em um primeiro momento, analisaremos a proposta de discussão que o filme fornece, bem como os conceitos que ele traz (principalmente de memória, história, patrimônio, lugar de memória), depois traremos esses conceitos articulados em seus artigos (que tiveram os textos da disciplina como referência bibliográfica) e concluímos com a reflexão acerca do uso de filmes nas aulas de História. Como material de apoio e referência bibliográfica, utilizaremos a ementa da disciplina e seus objetivos e, dentre outros, o livro do historiador e professor Robert A. Rosenstone que trata justamente sobre "o desafío do cinema para a nossa ideia de História. Tudo isso com a intenção de pensar propostas para a docência e o ensino de História.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência