OS JOGOS GEOGRÁFICOS COMO UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Italo Victor Alves
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

O ensino de Geografia está muito pautado na metodologia de ensino tradicional, remontando ao positivismo, de maneira “conteudista” e mnemônica, sem considerar as vivências dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo o ensino de Geografia demonstra um grande potencial para inclusão para de alunos, de modo geral, inclusive para o público da educação especial. Diante disso, observa-se um aumento gradual em pensar o Ensino de Geografia de forma a utilizar recursos didáticos como os jogos geográficos para potencializar o ensino e incluir os mais variados discentes – com, ou sem deficiência. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar como os jogos geográficos atuam como ferramenta de inclusão nas aulas de Geografia, utilizando as intervenções da disciplina de Oficina Geográfica III, do curso de Geografia, e as experiências vivenciadas pelos alunos como forma de avaliar a efetividade dos jogos geográficos como recurso para inclusão. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e documental sobre jogos geográficos, assim como o conceito de inclusão e a aplicabilidade dele para construção de recursos didáticos; coleta de dados a partir da experiência nas escolas de ensino regular dos alunos da disciplina de Oficina Geográfica III, juntamente com os recursos construídos como avaliação final em conjunto com os relatórios da disciplina – realizados pelos alunos contendo a coleta de dados de suas vivências nas escolas – serão analisados para verificar a potencialidade dos jogos geográficos como forma de inclusão em sala de aula. Diante do exposto, foi possível perceber como os jogos geográficos, com a adequada mediação do professor na problematização dos conteúdos geográficos, são importantes ferramentas para inclusão escolar, além disso pudemos verificar a potencialização do processo ensino-aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência