PARA QUE FORMAÇÃO RÍTMICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA?
Resumo
O ritmo é frequentemente relacionado à música ou à dança. Sendo assim, uma disciplina de Formação Rítmica no curso de Educação Física, a princípio, pode parecer dispensável. Porém, o ritmo está presente em nossas vidas de muitas outras formas, até mesmo nas batidas de nossos corações. Na Educação Física, especificamente, ele se encontra nos esportes, nas lutas, nas ginásticas, nas atividades de academia, e também na dança. Por isso, a pesquisa em questão visou identificar o conhecimento prévio dos ingressantes do curso de Educação Física sobre o tema ritmo e como ele estaria associado a essa área profissional; e posteriormente, analisar como o conteúdo ministrado durante a disciplina impactou na ampliação de conhecimentos sobre a temática e quais tipos de colaboração trouxe aos discentes em seu processo formativo. A consulta foi realizada com a turma de Bacharelado em Educação Física do semestre 2019.2. Foram aplicados dois questionários, um no início do semestre e outro ao final. As respostas foram analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin (2011), o qual consiste em categorizar as respostas por temas comuns e depois examinar suas correspondências. Em sua grande maioria, os alunos relacionaram o ritmo à música e à dança no questionário inicial, como se era esperado. Suas respostas finais, no entanto, mostraram que houve aumento de compreensão relacionada ao ritmo na Educação Física. Existiram muitas citações acerca da importância da disciplina para a transcorrer do curso, haja vista a nova ótica pela qual serão capazes de observar as tão variadas práticas corporais onde o ritmo está inserido. Diante disso, a pesquisa corrobora com a grande relevância da disciplina de Formação Rítmica em Educação Física, a qual é ofertada no primeiro semestre dos cursos de Bacharelado e Licenciatura no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC).Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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