PENSAR FILOSOFICAMENTE O ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Cibele da Silva Sousa
  • Marina Felipe de Oliveira Costa
  • Ada Beatriz Gallicchio Kroef

Resumo

O projeto foi desenvolvido com base na idéia de deslocar os conceitos da educação para pensar o ensino de filosofia na própria Filosofia, ou seja, pensar filosoficamente o ensino de filosofia. Esse deslocamento envolve Filósofos que trabalham a filosofia da diferença, em especial Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucalt, a fim de nos levar a conceber a filosofia como algo inseparável da vida humana, mostrando a relação de temas cotidianos com os conceitos filosóficos. A tese desse projeto é tornar qualquer pessoa filósofa, possibilitando a criação de conceitos e, nesse trabalho, o público serão alunos do ensino médio. As atividades desenvolvidas pretendem exercitar o pensamento, colocando conceitos em movimento e em funcionamento como ferramenta de análise do cotidiano. Desnaturalizar o que está dado como certeza, não cair na banalização de temas e problemas tão presentes em nossa vida cotidiana é necessário para formar um pensamento crítico e por isso é fundamental estimular os discentes, possíveis futuros professores de filosofia, a incitarem a criação de conceito, propondo problemas filosóficos desafiadores e significantes para a vida dos estudantes nas escolas. Inicialmente priorizaremos a sensibilização, através de diferentes linguagens artísticas, para posteriormente criarmos um conceito, sem deixar de lado o uso da história do pensamento filosófico. Desconfiar do discurso hegemônico que parte de um determinado tipo de filosofia eurocêntrica e agregar novas possibilidades, novos modos de se fazer filosofia e de se produzir pensamento com base em saberes locais e singulares.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência