PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DO USO DE DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS BASEADOS NO MÉTODO SOAP E DE MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZADO NA MONITORIA DE ABS7.

Autores

  • Bruna Luiza Braga Pantoja
  • Duana de Frota Araujo
  • João Victor da Silva Soares
  • Luciana Passos Aragao

Resumo

Introdução: Diversas metodologias de ensino têm sido propostas para estimular a participação do aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos de Medicina que cursaram a disciplina de “Assistência Básica à Saúde 7” acerca da adoção de casos clínicos e mapa mental como estratégias de aprendizado. Metodologia: Foi proposta a formação de grupos de 5-6 pessoas para a discussão de 3 casos clínicos baseados no método SOAP (Subjetivo, Objetivo, Avaliação, Plano), sendo 1 por semana. Os grupos deveriam enviar um relatório com a lista de problemas e o plano terapêutico, assim como um mapa mental que resumisse o caso. Após, era enviado um vídeo-resposta com a discussão dos monitores. No fim, foi aplicado um questionário online semiestruturado aos alunos que cursaram a disciplina em 2019.2, com perguntas sobre a estratégia de aprendizado adotada. Resultados: No total, 32 alunos responderam ao questionário. 46,9% avaliaram as discussões de casos clínicos como excelentes e 46,9% como ótimas. Para 81,3%, tais atividades são importantes por conter as principais queixas da UBS. 87,5% avaliaram o SOAP como importante para a prática clínica e que utilizariam novamente. Quanto ao mapa mental, 37,5% avaliaram como uma excelente estratégia de aprendizado e 34,4% como ótima. Acerca do processo de construção do mapa, 46,9% acham que é muito importante para consolidar o aprendizado e 28,1% acham que é importante, mas trabalhoso. O modelo de monitoria foi ótimo para 50% e excelente para 28,1%. As respostas em vídeo foram avaliadas como ótimas por 53,1% e excelentes por 21,9%. Quanto ao melhor método de monitoria, 50% preferem monitorias presenciais e 15,6% o modelo atual. Nas considerações, as opiniões dividiram-se entre “não mudaria nada na monitoria” e “acrescentaria aulas presenciais”. Conclusão: A metodologia adotada foi satisfatória para o processo de aprendizagem. Ressalta-se, porém, a importância do contato presencial com os monitores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência