PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EMPREGADAS NA CLÍNICA DE RADIOLOGIA
Resumo
Observa-se que o processo ensino aprendizagem adotado pelas instituições de ensino superior no Brasil continua amplamente pautado no fluxo unidirecional: o docente como repassador e o aluno como receptor do conhecimento. Tentando mudar esse modelo, as estratégias ativas de aprendizagem funcionam como reforçadores, pois instrumentalizam o aluno a diversificar as formas de estudos, promovendo atitudes de autoavaliação e melhora do desempenho acadêmico. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de Odontologia sobre o emprego de metodologias ativas na Clínica de Radiologia. A metodologia consistiu em uma aula prática com os acadêmicos da disciplina de Radiologia Odontológica, do período 2019.2, onde foram trabalhados os erros radiográficos mais frequentes. Em seguida, os alunos responderam a um questionário online sobre a atividade. Os resultados mostraram que 100% avaliaram a dinâmica como satisfatória para a fixação do conteúdo teórico, esclarecimento de dúvidas e que a metodologia contribui efetivamente para a aprendizagem; 52% classificaram a organização da atividade como excelente; e 60% consideraram a didática do monitor como excelente. Portanto, o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem tem despertado o interesse do aluno para o pensar, o questionar e o aprender, tornando-o protagonista do seu conhecimento. Além disso, contribui para a inovação das práticas docentes e estimulando na monitoria o desenvolvimento das competências do perfil docente proposto para a atualidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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