PERCEPÇÃO DISCENTE DO ENSINO PRÁTICO EM PSIQUIATRIA

Autores

  • Herlany Ferreira Bezerra
  • Paulo Rodrigues Nunes Neto

Resumo

Introdução: As atividades práticas do módulo de Psiquiatria são parte essencial do aprendizado em saúde mental na graduação médica. Organizar processo ensino-aprendizado efetivo para necessidades de aprendizado de cada turma é desafio permanente. Aferir percepção discente acerca de dimensões do ensino no contexto de prática é importante para aperfeiçoamento didático. Objetivos: descrever percepção que os estudantes de medicina do oitavo semestre da UFC têm a respeito do ensino durante atividades práticas. Metodologia: Concludentes do módulo de Psiquiatria responderam sobre quatro itens relacionados a planejamento pedagógico, didática e domínio do conteúdo pelo professor em escala de dois a cinco, perfazendo um total de 20 pontos. Usou-se o modelo de avaliação discente da UFC para coleta de dados. Descreveu-se a média geral e por dimensão, referentes ao período 2017-2019. Resultados: A amostra final consistiu de 217 respondentes (65 em 2017, 118 em 2018 e 34 em 2019). A pontuação média da percepção geral discente sobre ensino do professor de prática foi 4,50 (±0,81). As médias do período analisado acerca de metodologias de ensino, clareza nas formas de abordar o conteúdo, esclarecimento de dúvidas e domínio docente do conteúdo foram, respectivamente: 4,29(±2,12), 4,44 (±2,12), 4,62 (±0,91) e 4,66 (±0,73). Não houve diferença significativa entre as pontuações gerais das escalas entre o ano inicial (2017) e final (2019) de análise (p=0,45). Conclusão: Resultados sugerem percepção discente satisfatória com os professores de prática em psiquiatria. Parece haver estabilidade na percepção positiva do módulo entre os anos de avaliação. A introdução de instrumentos específicos sobre ensino-aprendizagem para aplicação nos módulo0 de graduação poderia agregar informações importantes para melhora do ensino-aprendizagem na UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência