PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE FORMAS E USOS DE AVALIAÇÃO NAS PRÁTICAS DE PSIQUIATRIA
Resumo
Introdução: O tema da avaliação de aprendizado em Psiquiatria na graduação foi pouco investigado. Tendo em vista a crescente inserção de atividades práticas de saúde mental no curso de medicina, é necessário refletir sobre avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes desta área. Conhecer a perspectiva discente acerca de como são avaliados pelo professor agrega informações para o debate pedagógico. Objetivo: Verificar percepção discente a respeito de formas e usos de avaliação no componente prático do módulo de Psiquiatria. Metodologia: Estudantes de medicina concludentes do oitavo semestre (S8) responderam a instrumento padronizado para avaliação docente no período 2017-2019. A pontuação dos três itens da dimensão sobre formas e usos de avaliação varia de 2 a 5, perfazendo um máximo de 15 pontos. Resultado: A amostra final consistiu de 217 respondentes (65 em 2017, 118 em 2018, 34 em 2019). A média da percepção discente na dimensão avaliativa foi 13,4±2,6 no período 2017 a 2019. A pontuação média sobre formas e usos de avaliação exibiu tendência de crescimento entre os respectivos anos: 12,7±3,5; 13,9±2,0; 14,0±1,4. As médias das subescalas para o período 2017-2019 foram, respectivamente: 4,1±1,1, 4,6±0,7, 4,7±0,5. Conclusão: Resultados sugerem boa satisfação geral discente com a avaliação que tem nas atividades práticas em Psiquiatria. Não obstante, é importante o diálogo entre o corpo docente e os alunos para a constante melhoria do processo ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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