PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE A MONITORIA DE CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA.
Resumo
A monitoria de Criança na Atenção Básica dispõem de diferentes técnicas de ensino- aprendizagem para facilitar a fixação da matéria abordada, além de bonificar os alunos que apresentarem 75% de frequência. Para tal, é importante avaliar a qualidade do ensino prestado por meio da opinião dos graduandos. Objetivou-se relatar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a monitoria de Criança na Atenção Básica. Estudo descritivo realizado no departamento de enfermagem em outubro de 2019 com 12 alunos da disciplina de Criança na Atenção Básica que responderam um questionário online do Google Docs com as perguntas: “quantas presenças obtive na monitoria”, “nota obtida na 1° e 2° avaliação teórica”, “o que estimulava a frequentar a monitoria” e “quais os pontos positivos, sugestões e ponto negativos a serem melhorados”. Dos 25 alunos matriculados na disciplina, 18 (72%) conseguiram a bonificação da monitoria e das 12 respostas apenas 1 aluno não atingiu a quantidade de presenças necessárias. Quanto ao questionário, 7 (58,3%) afirmaram ter obtido presença entre 7-10 monitorias, com nota média de 6 (50%) alunos entre 7-8 e 6 (50%) entre 8-9. No tópico “o que estimulava a frequentar a monitoria” destacou-se a: bonificação dada, empolgação, metodologia de ensino e conhecimento das monitoras, possibilidade de tirar dúvidas, fixar o conteúdo e aprender mais e dicas pré-provas. Nos pontos positivos sobressaiu: as revisões e resumos de conteúdo e dicas para as provas e campo prático e conhecimento/domínio, flexibilidade/disponibilidade, dinâmica e objetividade das monitoras. Quanto a sugestões e pontos negativos a serem melhorados predominou com 6 (50%) ter mais monitorias práticas e 4 (33,3%) afirmaram que a metodologia das monitorias não necessitava de mudanças/melhorias. Conclui-se que é fundamental saber a percepção dos acadêmicos que usufruem das monitorias para que ajam intervenções adequadas para os problemas apresentados que dificultem o processo de ensino-aprendizado.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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