PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DA APLICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO PARCIAL EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Francisco Tulio de Amorim
  • Joaquim Tavares Braga Neto
  • Arthur Silva de Souza
  • Virginia Oliveira Fernandes

Resumo

INTRODUÇÃO: As tecnologias da informação estão cada vez sendo mais incorporadas no âmbito acadêmico. Atualmente, já utilizamos um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA para interação entre professores, alunos e monitores da disciplina de Assistência Básica à Saúde 1, bem como para postagem e feedback de portfólios. Contudo, tendo em vista que dentre os objetivos da disciplina está o de preparar os alunos para lidar com os desafios inerentes a uma atuação médica mais dinâmica e visando, também, dar maior celeridade a forma como executamos as Avaliações Parciais - AP do módulo, decidimos, no semestre 2019.2, realizar uma das AP no Ambiente Virtual de Aprendizagem. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos estudantes acerca da utilização do AVA para realizar avaliações parciais. METODOLOGIA: Aplicou-se questionário, presencialmente, com as perguntas: "Numa escala de 0 a 5, como você pontua a estratégia de utilizar o AVA para realização da 1a Avaliação Parcial da disciplina?", "Em comparação ao método tradicional (presencial), qual você julga mais adequado?", "O AVA deveria continuar a ser utilizado para realizar Avaliações Parciais?" RESULTADOS: Em relação a utilizar o Ambiente Virtual para realizar Avaliações Parciais, 47 (95%) alunos deram nota ≥3 para essa ferramenta. 31 estudantes (63%) avaliaram o AVA como sendo superior para realizar as AP, enquanto que 2 (5%) acham o método tradicional (presencial) melhor e 16 (32%) consideraram os dois igualmente adequados. Além disso, 39 (79%) dos discentes disseram que o AVA deveria ser utilizado para realizar as duas Avaliações Parciais da disciplina, enquanto 8 (16%) julgaram que tal método deveria ser feito somente em uma das AP e 2 (5%) consideram que tal modalidade não deveria ser utilizado para este fim. CONCLUSÃO: O AVA foi bem avaliado e considerado superior para a aplicação das avaliações parciais dessa disciplina e esse fato nos leva a considerar a adoção, de forma sistemática, de tal ferramenta para este fim.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência