PEÇAS ANATÔMICAS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
Introdução: A anatomia humana, uma das principais bases do estudo científico nas áreas da saúde, tem como fundamento o conhecimento das estruturas macro e microscópicas que compõem os seres vivos. Assim, o bom estado de conservação dos cadáveres é imprescindível, não só para servir como objeto de estudo, mas também como fonte de reflexão sobre aspectos da vida e da morte humana. Objetivo: Avaliar, na percepção dos alunos de anatomia humana do Departamento de Morfologia da UFC, o impacto do estado de conservação dos cadáveres no aprendizado acadêmico. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal descritivo com estudantes dos cursos de Biologia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e do segundo semestre de Medicina que já realizaram ao menos uma prova prática de anatomia humana. Os participantes (N=134) preencheram formulário eletrônico contendo 8 perguntas objetivas em relação ao uso de cadáveres para estudo de anatomia humana. Resultado: 92,5% consideram o estudo da anatomia completamente importante para a formação. 97,8% acham que o estudo da anatomia no cadáver não pode ser substituído pelo atlas. 89,6% tem muita dificuldade de estudar anatomia sozinho com a peça. 79,9% perceberam muita dificuldade por parte dos alunos monitores em explicar certas estruturas por falta de peças bem conservadas. 96,3% acham que seu desempenho na prova seria melhor se as peças estivessem em bom estado de conservação. 94% concordam que a vinda de novos cadáveres melhoraria o processo de aprendizado. Sobre o que é mais importante em primeiro lugar no estudo da anatomia no cadáver: 61,2% conhecimento da anatomia, 32,1% ser mais humanizado. Conclusão: Dessa forma é visto que a má preservação e qualidade das peças anatômica dificultam os três passos do aprendizados: o ensino pelo aluno monitor, a aprendizagem solo com a peça e a aplicação do aprendizado na prova. Além de que os alunos percebem a importância da anatomia, seja para um processo mais humanístico ou para fins acadêmicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.