A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS IMPACTOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFC

Autores

  • HÉvila TÔrres dos Santos
  • Ana Paula Mesquita dos Santos
  • Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca

Resumo

O presente projeto trata de um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular–BNCC, homologada e aprovada na sua versão final em dezembro de 2018. A Base continua cercada de críticas. Assim, surgem os seguintes questionamentos: O que é a Base Nacional Comum Curricular? Como está estruturada? Qual o impacto que a Base causou na reformulação dos Projetos pedagógicos das licenciaturas da UFC? Quais as dificuldades encontradas para sua implementação? O que pensam os atores envolvidos: coordenadores das licenciaturas, professores das escolas básicas, técnicos das secretarias de educação, alunos e professores da educação básica? O objetivo geral da pesquisa é conhecer o documento da Base Nacional Comum Curricular, a legislação que lhe serve de sustentação, o impacto que representa na reformulação dos projetos pedagógicos nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará e suas repercussões entre os diversos atores envolvidos. Os objetivos específicos são: Estudar o documento da Base Nacional Comum Curricular, a legislação, os documentos e artigos que abordam a temática para uma melhor compreensão de suas propostas; Acompanhar as reformas dos PPC das licenciaturas da UFC, e a inclusão (ou não) das orientações da Base em seus escopos; Averiguar, junto às secretarias de educação do município de Fortaleza e do estado do Ceará qual a perspectiva em torno da Base para as redes, suas implicações e dificuldades de implementações. A pesquisa é do tipo exploratória, e utilizaremos a pesquisa bibliográfica e Documental além de entrevistas com os atores envolvidos. O resultado mostrou através das entrevistas com professores e coordenadores do curso de Pedagogia da UFC, acerca da execução da BNCC em relação ao PPC do Curso de Pedagogia, não houve grande influência, pois, na época o projeto estava sendo discutido. Concluímos que a BNCC possuí coisas a melhorar, principalmente no aspecto relacionado a sua introdução nas escolas, e como cada instituição irá utilizá-la.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica