A DIALOGICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA

Autores

  • Maria Eliane Soares Ferreira
  • Andreza Firmino Gonçalves
  • Andreia Lopes do Monte
  • Joao Batista de Albuquerque Figueiredo

Resumo

O trabalho teve como finalidade discutir os contributos d@s discentes da Universidade Federal do Ceará sobre dialogicidade no contexto acadêmico, a partir do pensamento de Freire (1983). Tivemos como base o relatório final da pesquisa ‘Experiências dialógicas de ensino e aprendizagem de professor@s da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Ceará’ (FIGUEIREDO, 2018). Com isso, visamos apontar caminhos para o aprimoramento da práxis emancipadora no âmbito da formação de professor@s. Seguimos as seguintes etapas: 1) descrição, análise e reflexão sobre as práticas antidialógicas citadas pel@s alun@s; 2) Identificação de aspectos emancipatórios na prática docente; 3) apresentação de caminhos para a práxis emancipadora no contexto da formação docente. Os resultados mostraram que os discentes entendem a dialogicidade como uma postura de posse da palavra por parte d@ professor@ e posterior doação desta @s estudantes. Este raciocínio sugere um parcial diálogo, pois ainda deixa a desejar quanto à superação da situação opressora. Para tal, é necessário que a palavra seja considerada como um direito de tod@s. Como exemplo de aula dialógica, foram citados debates e rodas de conversa. Alguns poucos indicaram como dialógicas metodologias tradicionais, tais como seminários e aulas expositivas. Para @s discentes, as vivências, embora historicamente tenham a função de favorecer a autorreflexão, ainda são desconsideradas como dialógicas, o que nos fez refletir como estão sendo conduzidas estas práticas. Para concluir, sustentamos a tese de que o domínio da palavra no contexto de formação de professores é fundamental, visto que este foi o ponto mais reivindicado pel@s estudantes. Os momentos de fala e vivências, quando bem conduzidos, são capazes de favorecer a realização da práxis.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica