A EDUCAÇÃO CEARENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DOS ALMANAQUES DO CEARÁ.

Autores

  • Ana Beatriz Vieira Batista
  • Francisco Ari de Andrade

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma investigação no campo de história da educação, que teve por objetivo analisar a educação cearense a partir dos dados contidos nos volumes do Almanaque Estatístico, Administrativo, Mercantil, Industrial e Literário do Estado do Ceará entre 1896 a 1910. Os Almanaques do Ceará contém informações e dados importantes sobre os diferentes segmentos do Estado, no entanto, a pesquisa se deteve em analisar o desenvolvimento da educação no período que corresponde ao momento político comandado pela “Oligarquia Accioly” (1896-1912). Assim sendo, como aporte teórico foi utilizado os escritos de Le Goff (1990) no qual é abordado a história e a memória, Saviani (2004) que apresenta a discussão da educação brasileira e Andrade (2005) que retrata o governo de Accioly e a educação no Ceará. Os Almanaques resguardam dados de suma importância sobre os aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e educacionais do Estado. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizado o método da pesquisa documental, além da utilização empírica da análise dos dados, os quais foram organizados em tabelas e gráficos para facilitar a visualização quantitativa. Assim sendo, os dados delineiam o percurso da educação cearense, referente às cidades, as vilas, as povoações, no que se diz respeito ao número de matrículas e frequência nas modalidades de Ensino Primário, da Escola Normal, do Lyceu e o quantitativo total da Instrução Pública no Estado do Ceará. A partir de toda essa coleta e análise de dados, foi feita uma reflexão sobre o sistema de ensino no Ceará, em que, pode-se perceber a oscilação constante nos indicadores, demarcados anteriormente, em que o quantitativo de escolas e vagas não favorecem a permanência e nem o ingresso de novos alunos, constatando que esse período acaba refletindo na nossa atual situação educacional. Além disso, para o desenvolvimento desta investigação, contou com o auxílio da FUNCAP, que se deve gratidão por apoiar essa pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica