A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E A SUPERAÇÃO DA BARBÁRIE NO PENSAMENTO DE ADORNO.

Autores

  • Maria Amanda Sousa da Silva
  • Leandro Martins Mendes
  • Fátima Maria Nobre Lopes
  • Fatima Maria Nobre Lopes

Resumo

Para Adorno, é por meio da educação que os indivíduos poderão refletir sobre a barbárie, pois não conseguirão compactuar com a violência existente na sociedade, mais ainda, é preciso que sintam vergonha de viver em um mundo onde há muitas diferenças e atrasos na sociedade e no sistema educacional. Tomando essas considerações, esta pesquisa tem como objetivo dissertar sobre a importância da educação emancipatória como um dos meios de prevenção e/ou superação da barbárie, através de valores éticos que podem ser transmitidos também no ensino escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em andamento, referente ao pensamento de Adorno, tomando a sua obra Educação e Emancipação. Segundo Adorno, a educação tem como função principal contribuir para romper a alienação mediante o pensamento crítico e autônomo. Como resultado desta pesquisa, compreendemos que a teoria do autor supracitado pode contribuir para pensarmos as questões da barbárie e da desbarbarização para a autonomia dos educandos visando uma educação ética e esclarecedora. Em nossas considerações finais, podemos afirmar que em um ensino escolar pautado na ética e na emancipação do indivíduo, certamente que irá contribuir em uma formação omnilateral. Este trabalho faz parte das ações propostas pelo projeto de pesquisa intitulado FUNDAMENTOS ÉTICOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA - PARTE III, coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes. Agradecemos ao CNPq pelo suporte financeiro recebido na bolsa do PIBIC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica