A GERAÇÃO Z E SUAS MOTIVAÇÕES EM RELAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO
Resumo
A Geração Z é composta por indivíduos nascidos entre 1995 a 2010, sendo estes caracterizados pela afinidade com a tecnologia e o fácil acesso à informações, onde desenvolvem opiniões diversas sobre o mercado de trabalho e possuem expectativas em relação ao mesmo. Este estudo possui como objetivo identificar quais fatores motivam a inserção e permanência dessa geração no mercado. Inicialmente, foram efetuadas pesquisas bibliográficas e posteriormente metodologias quantitativas e qualitativas. Um questionário online de 11 perguntas fechadas e 2 abertas foi direcionado aos integrantes da Geração Z, este elaborado pela plataforma Google Forms e veiculado por redes sociais, a aplicação do questionário se deu em novembro de 2019, havendo respondentes da Região Nordeste, Sudeste e Distrito Federal. Participaram da pesquisa 102 voluntários, onde 92 nasceram entre 1995 e 2010, sendo esse o volume analisado. Conforme os resultados obtidos, foi possível definir os fatores que motivam a inserção e permanência desses jovens no mercado, entre eles: reconhecimento e possibilidade de desenvolvimento profissional, ter opiniões que sejam levadas em consideração, busca por tarefas desafiadoras e bons salários. É possível inferir que a gestão das organizações devem direcionar ações que estimulem a investidura e permanência desses jovens no mercado. Fica explícito a necessidade de demonstrar como esse grupo é importante, seja por meio de políticas de acompanhamento, integração entre colaboradores de outras gerações, ações que visem promoção e oferecimento de um bom clima organizacional, pois além das suas visões diferentes permitirem auxílio na tomada de decisões e resolução de problemas, atender a tais demandas mantém esses jovens interessados pela organização, pois o capital intelectual é essencial no ambiente corporativo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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