A IMPORTANCIA DA PRÁTICA PEDAGOGICA E DA RELAÇÃO AFETUOSA PROFESSOR X EDUCANDOS NA ETAPA DA ALFABETIZAÇÃO
Resumo
A Alfabetização é um processo que desafia os educadores há muitas décadas. Variados estudos apontam resoluções baseadas nesta ou naquela teoria. Nosso estudo objetiva fazer uma reflexão sobre o processo de alfabetização e letramento a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Adotamos como metodologia de pesquisa observação e intervenção. A ação ocorreu sob a orientação da profª Dra. Maria José Barbosa como atividade prática desenvolvida no componente curricular Letramento e Alfabetização, 5º semestre do curso de Pedagogia. A observação ocorreu durante três semanas em uma escola da rede pública em Fortaleza, turma de 2°ano no Ensino Fundamental, do período da tarde, foram utilizadas pressupostos e ideias de autores como Ferreiro (1991), Teberosky(2003), Soares (2003) e outros. Foi realizada a sondagem do nível de hipótese escrita das crianças com o fim de organizamos a intervenção através de uma atividade lúdica explorando o gênero textual poesia. Fizemos a leitura do Poema Leilão de Jardim, apoiados em recursos lúdicos para aprofundamento dos saberes. Concluímos nossa atividade de pesquisa com muitos aprendizados para nossa prática pedagógica e os resultados foram satisfatórios com a participação das crianças nas atividades. A relação teoria e prática é necessária nas práticas de alfabetização e letramento, traçando um caminho complexo, pautado no esforço de profissionais da educação, da família, da sociedade. Ao refletir sobre a criança que tem direito a educação deve-se pensar em um trabalho conjunto: professores, família e escola, em prol do reconhecimento da criança como protagonista dessa história pensando na relação de afeto e respeito. Percebemos a importância dessas relações professor/aluno, o cuidado na organização das práticas pedagógicas, na seleção dos materiais didáticos e outros personagens atuantes na escola. Este respeito e cuidado favorecem as condições de aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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