A IMPORTÂNCIA DA INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Manoel Messias Soares Germano Junior
  • Wendel Melo Andrade
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O presente trabalho originou-se a partir dos estudos sobre a Insubordinação Criativa (IC), realizados durante a disciplina de férias: Currículo, Avaliação e Criatividade na Matemática do Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2019.1. Neste contexto esta pesquisa tem o objetivo de investigar sobre a importância da insubordinação criativa na atuação pedagógica dos profissionais da educação, especialmente os docentes do ensino de matemática. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico a análise das obras dos autores D’Ambrosio e Lopes (2015), pois ambas abordam em seus estudos a (IC) contribuindo assim, com a fundamentação teórica deste estudo. Nos estudos levantados constatamos que, segundo D’Ambrosio e Lopes (2015), a (IC) é uma ação utilizada pelo educador para subverter o sistema de uma forma responsável, e em prol da melhoria e do bem-estar da comunidade educacional de modo a preservar princípios éticos, morais e de justiça social. Gutiérrez (2013) destaca que no ensino da Matemática, as insubordinações criativas manifestam-se pelos seguintes atos: criar argumentações alternativas para explicar as diferenças de aproveitamento dos alunos; questionar as formas como é apresentada na escola; enfatizar a humanidade e a incerteza da disciplina de matemática; posicionar os alunos como autores da Matemática; e desafiar os discursos discriminatórios sobre os alunos. Apesar do exemplo da Matemática, a insubordinação criativa pode ser aplicada em outras disciplinas e espaços escolares. Finalizamos os estudos concluindo que os profissionais da educação, não somente os professores, mais outros como os bibliotecários escolares, diretores, coordenadores e entre outros, devem ser insubordinados criativos quando for necessário. Assim poderemos tem um processo educacional realmente pleno e libertador.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica