A IMPORTÂNCIA DA OFICIALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA DE POSSE PERANTE A COMUNIDADE ACADÊMICA NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES INTEGRANTES DO CENTRO ACADÊMICO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • Anaiurton Alves Dantas
  • Ana Beatriz Magalhães Carvalho
  • Laura Beatriz Pinheiro de Souza
  • Joelma Soares da Silva

Resumo

Cerimonial é um ramo em que se congrega todos os procedimentos socioculturais e regras para promoção de atos e solenidades protocolares no âmbito público e privado. Dessa forma, este estudo tem por objetivo identificar a perspectiva de discentes que integraram o Centro Acadêmico de Secretariado Executivo (CASEC) da UFC quanto a relevância da celebração da cerimônia de posse. Para tanto, foi aplicado um questionário eletrônico junto a esses discentes. O estudo possui abordagem quantitativa e qualitativa. A partir da análise realizada com base nas respostas de 13 respondentes, obteve-se que: houve celebração da cerimônia na gestão de ingresso de todos eles; os sentimentos percebidos através do evento abrangem desde conscientização do parco engajamento de discentes, até entusiasmo bem como satisfação por fazer parte de um novo ciclo da representação universitária; a realização do cerimonial influiu na motivação da maioria dos respondentes; os aspectos positivos evidenciados tratam das etapas de planejamento do evento e troca de experiências entre os participantes, além de ser um momento pautado na simbologia de transição e afirmação de gestões; a oficialização de gestão ante a comunidade acadêmica concerne maior credibilidade e transparência, bem como reforça o CA enquanto entidade de apoio; e é responsável por difundir a imagem do CA de forma interna e externa. A partir deste estudo, pode-se concluir que há uma significância considerável percebida quanto à simbologia de promoção do evento de oficialização de gestão do CA, bem como as responsabilidades atreladas à entidade, estando o cerimonial responsável por difundir o comprometimento deste para com a comunidade acadêmica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica