A INFLUÊNCIA DA ROTINA ACADÊMICA NA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • JoÃo Pedro Venancio Lima
  • Bruno Araújo de Freitas
  • Bruna Nogueira Castro
  • Ivna de Lima Ferreira Gomes
  • Adriel Ashley de Sousa Alves
  • Caroline Mary Gurgel Dias Florencio

Resumo

INTRODUÇÃO: A saúde compreende o bem-estar social, físico e mental do indivíduo. Nesse contexto, a prática regular de exercícios a preserva, reduzindo, por exemplo, o surgimento de doenças cardiovasculares e dislipidemias. No contexto da formação médica, que requer alto nível de dedicação, a maioria dos graduandos afirma não dispor de tempo adequado à essa prática, causando impactos negativos em sua saúde, o que torna indispensável aliar rotina acadêmica a tais atividades que prezem pela saúde do acadêmico. OBJETIVOS: Avaliar o nível de atividade física realizada por estudantes de Medicina do segundo semestre da Universidade Federal do Ceará, além de associar o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação Cintura-Quadril (RCQ) com o exercício físico e a quantidade de horas de estudo. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal e analítico, em que foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), no qual foram adicionadas questões complementares que visam analisar a rotina acadêmica dos entrevistados e a associação desse fator com o nível de atividade física. Ademais, foram coletadas medidas antropométricas para calcular o IMC e a RCQ. RESULTADOS: Dos 69 discentes avaliados, quanto ao IMC, 50 estão com peso normal e 16 com sobrepeso, e à RCQ, 53 alunos têm baixo, 12 moderado e 2 alto riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. 37 discentes não satisfazem as recomendações da OMS. 29 deles dedicam de 8 a 10 horas e 23 mais de 10 horas diárias para o estudo. Apesar da observação dos dados, 32 discentes consideram suas saúdes boas; 18, muito boas; 10, excelentes e 9 regulares. CONCLUSÃO: A intensa dedicação diária a atividades curriculares por parte dos acadêmicos resulta em pouco tempo livre, o qual muitas vezes é direcionado aos estudos, à família e aos amigos, negligenciando práticas físicas. O que se espera, entretanto, é que o aluno concilie tempo de estudo com atividades físicas regulares, uma vez que estas melhoram o desempenho acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica