A INSERÇÃO DE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Samuel Peixoto Gomes
  • Eduardo Vinícius Mota e Silva
  • Luciana Venâncio
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

Introdução: Este estudo parte de experiências vivenciadas durante o curso de Licenciatura em Educação Física no IEFEs-UFC, que despertaram o interesse em compreender como professores homens encaram e lidam com os desafios relacionados à Educação Infantil; haja vista que, de acordo com a Sinopse Estatística da Educação Básica 2018 (BRASIL, 2019), publicada anualmente pela Diretoria de Estatísticas Educacionais, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os homens representam apenas 2% dos(as) profissionais que trabalham em creches e 5% em pré-escolas. Objetivos: Para tal, buscou-se investigar a inserção de professores homens nas escolas do município de Fortaleza, suas percepções acerca de sua própria intervenção, bem como sua relação com alunos(as), mães, pais, familiares, professores(as) e comunidade. Método: Na primeira etapa, foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais realizados em livros, artigos e internet, além de boletim periódico censitário; já na segunda etapa, como pesquisa descritiva de campo, foram entrevistados os referidos professores, com alusão ao objeto de estudo deste trabalho. Resultados: Participaram da pesquisa quatro sujeitos, três pedagogos e um professor de Educação Física. Conclusão: Percebeu-se que ainda hoje há um forte preconceito, seja dos(as) familiares, dos pares e até mesmo das instituições. Os docentes pesquisados tiveram que enfrentar os mais diversos obstáculos no início de sua carreira, passaram por inúmeras provações, resistências e olhares de descrédito para manterem-se e serem aceitos em um espaço predominantemente marcado pelo estereótipo da presença feminina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica