A PADRONIZAÇÃO DO PENSAMENTO NO MUNDO DIGITAL SOB UMA ÓTICA SOCRÁTICA
Resumo
Infelizmente, no mundo contemporâneo,os avanços tecnológicos digitais possibilitaram novas formas de influenciar o comportamento e decisões individuais através das redes sociais.Segundo o princípio dialético socrático, para que seja desenvolvida uma conclusão crítica, faz-se necessária a observação sob diferentes ângulos. Esta atitude, ao ser ignorada pelos algoritmos de pesquisas, que são responsáveis por selecionar informações coletadas dos usuários- negligencia todo o processo de formação do pensamento crítico, ferindo a autonomia de escolha dos indivíduos.No contexto cibernético atual,ocorre um devorar de conteúdo que, posteriormente,sem nenhum processo de racionalização, é reproduzido e replicado em proporções gigantescas. Questões fundamentais como:"Quem publicou essa informação primeiramente?" " Qual o intuito dessa informação?" " O que ela quer dizer nas entrelinhas?". Esses são levantamentos ignorados por grande parte da população.Além disso, a replicação de conteúdo sem um processo de raciocínio crítico e avaliação dos pensamentos opostos, acaba por gerar uma bolha no núcleo social, cujos membros mais parecem bonecos padronizados. Convém ressaltar ainda que, em um ambiente social no qual há uma confirmação constante das crenças do grupo, existe a tendência do surgimento de uma homogeneização de pensamento que pode gerar o desenvolvimento de vertentes intolerantes de pensar. Dessa forma, para garantir uma maior heterogeneidade no ambiente cibernético, é preciso que os softwares de pesquisa sigam os ensinamentos há muito expostos por Sócrates, e coloquem os usuários tanto em contato com seus gostos quanto com os seus desinteresses (desafetos), isso para garantir uma espaço virtual mais crítico.Isso faz com que o ambiente virtual no qual a população está tão imersa possa se tornar mais democrático e plural, pois onde há diversidade de pensar e a oportunidade de expressá lo e debater, a intolerância se retira ou não tem lugar.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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