A PERSPECTIVA DO(A) ALUNO(A) DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA EM RELAÇÃO AO INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Jenifer de Castro Fonseca
  • Raquel Vasco dos Santos Cunha
  • Amanda do Nascimento Pereira
  • Claudio de Albuquerque Marques

Resumo

A pesquisa buscou averiguar como as relações sociais, sejam elas advindas do âmbito familiar, escolar ou de outros ambientes, podem influenciar o indivíduo a compor sua perspectiva em relação ao ingresso ao ensino superior. Com efeito, levou-se em consideração as contribuições teóricas de Bourdieu, Durkheim, dentre outros, de que o indivíduo é um ser social e que, desse modo, suas aspirações sofrem influência do meio. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual na zona sul de Fortaleza-CE, tendo como público alvo alunos(as) do 3º ano do ensino médio. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionário e a realização de observação, através do uso dos diários de campo. Os objetivos se deram em analisar a perspectiva que o jovem possui quanto a educação superior. E, a partir disso, identificar os motivos que levam o discente a compor tal perspectiva e explicitar as influências que a família, os amigos, os professores e a própria instituição escolar possuem em relação a essa decisão. Dessa forma, em seus resultados, a pesquisa confirmou a hipótese de que o discente é influenciado por seu contexto social, pois o (a) aluno(a) mostrou-se, pelo enfoque da pesquisa, como um ser socialmente influenciado acerca de sua decisão quanto o ingresso ao ensino superior, recebendo maiores influências do meio familiar (68,6%), e escolar (45,1%), além de suas amizades (27,5%). Entretanto, apesar de receber influências externas que persuade o discente a compor determinada perspectiva, a pesquisa evidenciou ainda que o discente conta com sua própria vontade e individualidade de pensamento, fato que o leva a optar e escolher por ingressar ou não na universidade e também o coloca como próprio sujeito motivacional nesse processo de escolha. Por fim, apesar de ser socialmente construído como indicam diversos estudos de origem sociológica, foi constatado que o indivíduo possui também certa autonomia ao escolher entre ingressar ou não no ensino superior.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica