A POTÊNCIA DO DIÁRIO DE CAMPO NO PESQUISARCOM JOVENS SECUNDARISTAS
Resumo
A pesquisa “Educação, modos de subjetivação e formação de jovens pesquisadores da micropolítica do cotidiano escolar” vinculada ao Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (Lapsus) foi pensada na perspectiva do pesquisarCOM, utilizando como base a Pesquisa Intervenção (PI) e a Critical Participatory Action Research (CPAR). O conceito do pesquisarCOM se contrapõe a ideia do pesquisarSOBRE, o primeiro permite que a pesquisa seja pensada em conjunto, onde os participantes não sejam somente objetos de investigação, mas virem co-pesquisadores desse processo. Com isso, a pesquisa em tela desenvolveu o curso de extensão “Formação de jovens pesquisadores do cotidiano escolar” com o objetivo de formar os alunos mediante o pesquisarCOM a escola. Participaram do curso, em média, 40 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE, sendo divididos 20 pela manhã e 20 pela tarde. Durante os encontros, os secundaristas formaram 7 grupos, com o intuito de desenvolverem desde o tema, justificativa, objetivos até a divulgação dos resultados de suas pesquisas. Para isso, a ferramenta diário de campo foi de suma importância para que os co-pesquisadores participassem de todo esse processo de construção, assim um caderno foi entregue para cada equipe e os jovens puderam exercitar a escrita. Durante o curso de extensão, os co-pesquisadores utilizaram esse dispositivo para colocarem suas experiências e sentimentos sobre o processo de pesquisa, além de imagens, textos, desenhos e colagens. Esse movimento possibilitou que tanto os secundaristas pesquisadores como os acadêmicos revisitassem suas impressões, auxiliando na construção da pesquisa e possibilitando momentos de restituição do processo. Assim, o caderno se mostrou uma potência para o desenvolvimento de um pesquisarCOM. Dessa forma, agradecemos ao CNPq pelo financiamento de duas bolsas PIBIC para a realização da pesquisa apresentada, a qual foi aprovada no comitê de Ética sob parecer 3.227.767.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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