A PRÁXIS EDUCACIONAL ADMINISTRATIVA E A REALIDADE EMPRESARIAL
Resumo
1 - Introdução e Questão de Pesquisa. Não há quem duvide do aprimoramento do ser humano enquanto sendo capacitado por formação educacional. O alcance de determinado nível de sofisticação de conhecimento é primordial para melhor compreensão da atual dinâmica do mundo contemporâneo. No entanto, o “gap” existente entre a realidade acadêmica e a empresarial se mostra cada vez persistente conforme depoimentos de alunos egressos do Curso de Administração da UFC. Sob este aspecto pergunta-se: quais fatores resistem na conformação de um curso mais pragmático? 2 - Percurso metodológico. Considerando o cenário de pesquisa, trata-se de um estudo de caso único. O recolhimento de dados se apoiará em entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo de artefatos documentais. Os sujeitos de pesquisa serão os docentes efetivos do departamento de Administração do Curso de Administração. Na definição da amostra está será por conveniência. Os registros se apoiarão em blocos de campo e recursos de aplicativos de mensagens de texto. No tratamento analítico se apropriara de esquemas e contrastes teóricos. O plano de validação recorrerá às fontes e submissão ao crivo de especialistas do CRC e agentes diretivos de negócios. 3 - Resultados preliminares. Dentre os sujeitos submetidos à entrevista, 7 professores foram unânimes em elencar 2 fatores: acomodação intelectual e baixo nível de participação do discente nas atividades discursivas. 2 alunos egressos sublinharam: a) informações defasadas; b) instrumentos de prática fortemente teóricos sem nenhuma conexão com a realidade e c) ausência de experiência prática no mercado. 4 - Reflexão final. O principal entrave é a carência de uma autoanálise, a despeito do PPC e atuação do NDE; restrição de conhecimento das ações educacionais metodológicas ativas e o hábito da rotina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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