ADAPTAÇÃO DE ALUNOS AO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE DE GÊNERO
Resumo
A partir do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R) composto por cinco dimensões (Pessoal e Emocional; Institucional; Interpessoal; Curso ou carreira profissional; Estudo) realizou-se pesquisa com 832 graduandos da Universidade Federal do Ceará (UFC), o que correspondeu a 3,2% dos alunos matriculados. O Estudo acentua que diferenças entre homens e mulheres impactam na adaptação ao ambiente acadêmico. A dimensão Pessoal e Emocional do QVA-R contempla aspectos relacionados a percepções individuais de bem estar pessoal (físico e psicológico). Nessa dimensão as mulheres apresentam-se mais desacreditadas e com visões negativas com relação a qualidade do curso, interesse em prosseguir a formação e concluir o curso de forma exitosa, quando comparadas aos homens. Já a dimensão Estudo, faz referência às competências individuais; dos hábitos e rotinas de estudo; do planejamento e da gestão de tempo acadêmico; bem como a preparação para exames, estágios e concursos. Sobre essas competências as mulheres demonstraram resultados mais positivos em todos os aspectos, haja vista os hábitos e planejamento das rotinas de estudo e administração do tempo dedicado às atividades acadêmicas. Não obstante, mesmo as mulheres tendo mais obrigações, preocupações físicas e emocionais, possuem desempenho maior em relação ao estudo, fortalecendo a afirmação de Santos et al. (2011), para quem as mulheres têm maior compromisso com o curso, estudo e desempenho acadêmico. Para tanto, torna-se necessário revisar os resultados obtidos, a fim de encontrar tendências que interferem na adaptação ao ambiente universitário de ambos os gêneros, haja vista que a Universidade deve equalizar as desigualdades, promovendo programas de intervenção pedagógica que garantam a plena integração dos alunos independentemente do gênero destes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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