ADAPTAÇÃO PARA DUBLAGEM: O CASO DO EPISÓDIO 04 DA 5Š TEMPORADA DE

Autores

  • Mylena Braga de Souza
  • Fábio Martins de Macêdo
  • Halliday Fernandes de Almeida
  • Rafael Bruno Pereira Domingos
  • Vanessa Alexandre Siqueira
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar reflexões sobre o processo de tradução e adaptação na dublagem partindo do episódio 04 da 5ª temporada de "Brooklyn Nine-Nine". O episódio dublado iniciou uma polêmica quando telespectadores apontaram no texto em português referências a Jair Bolsonaro, atual Presidente da República do Brasil. Veículos de informação online noticiaram o descontentamento dos fãs da série, propagado especialmente na rede social Twitter. Posto isso, a pesquisa partiu da reação à adaptação do episódio para uma reflexão sobre tradução e adaptação, feita à luz da Teoria dos Polissistemas. Para tal, há, de início, uma comparação do diálogo original, em inglês, com o diálogo adaptado para o português, seguida da análise dos comentários feitos sobre a dublagem em questão e, finalmente, de uma investigação sobre a tradução, adaptação e os fatores que influenciam esses processos. Assim, por meio da metodologia mencionada, foi possível ratificar, no objeto de estudo em questão, os pressupostos da Teoria dos Polissistemas no que concerne à influência do sistema cultural sobre o trabalho do tradutor, que parte da correlação entre questões sociais, mercadológicas, ideológicas, acadêmicas e institucionais. Ademais, sabendo que a tradução e adaptação de qualquer material representa a elaboração de um novo produto, a pesquisa pôde agregar também considerações para uma futura investigação sobre de que maneira esse processo tem o potencial de proporcionar uma nova personalidade a um personagem e quais são as consequências disso tanto em termos de enredo como de recepção do público. Por fim, uma vez que a PROINTER possibilitou a realização do trabalho, os bolsistas envolvidos agradecem o apoio do órgão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica