ADOLESCER E VIVER: CONTEXTO SOCIAL E FAMILIAR DOS ADOLESCENTES AGREDIDOS DE FORTALEZA/CE

Autores

  • Chiara Lubich Medeiros de Figueiredo
  • Rosa Maria Salani Matos
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena

Resumo

Introdução: A adolescência se caracteriza como uma fase de mudanças, participação e riscos, que dependem de vários aspectos, entre eles, o contexto em que ele está inserido. A violência quando praticada no ambiente familiar se torna um obstáculo para o apropriado desenvolvimento e integração, principalmente por causa de danos físicos e psicológicos. Objetivo: Identificar os contextos sociais e familiares de estudantes do 9º ano em Fortaleza/CE nos anos de 2012 e 2015 que autorrelataram sofrer agressão física perpetrada por um adulto da família. Materiais e Métodos: Estudo transversal, de base populacional, utilizando os dados da PeNSE, 2012 e 2015. Resultados: A maioria dos jovens reside com a mãe (89,4% vs 87,3%) e seus pais ou responsáveis não fumavam (63,8% vs 68,5%). Observa-se um decréscimo dos que realizam alguma refeição com os cuidadores (1,4%) e uma melhora da escolaridade materna para ensino superior ou pós-graduação (8,6% vs 9,2 %). Nos últimos 30 dias, ocorreram aumento no envolvimento em briga com uso de arma de fogo (acréscimo no período 4,7%), e uso de arma branca (acréscimo no período 7,0%). Observa-se redução da prevalência dos que relatam ter sofrido alguma agressão física (62,9% vs 51,3%), entretanto houve um acréscimo na quantidade de vezes, nos últimos 12 meses, em que se envolveram em briga com agressão física (aumento no período 11,6% - p=0,037), foram seriamente feridos (aumento no período de 4,4% - p=0,201) e tiveram maior quantidade de episódios de agressão (aumento no período 7,2% - p=0,083). Conclusão: Para um crescimento e desenvolvimento saudável dos adolescentes é de suma importância um ambiente familiar respeitoso, confiável e de qualidade, logo no Brasil, apesar das leis existentes, nota-se que nem sempre isso é possível acarretando danos sérios para as vitimas e consequentemente para a coletividade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica