ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS VAREJISTAS DO SETOR ALIMENTÍCIO QUANTO A ATRIBUTOS RELACIONADOS AO TRANSPORTE URBANO DE MERCADORIAS
Resumo
A escassez de dados relacionados ao Transporte Urbano de Cargas (TUC) no Brasil é reflexo da falta de interesse em se efetuar um planejamento adequado nesse setor, que depende da compreensão das percepções dos diversos atores envolvidos. O presente trabalho objetiva identificar a percepção dos varejistas quanto ao TUC e comparar visões de diferentes cidades quanto à mesma questão. Para isso, foram obtidos dados no bairro Varjota, Fortaleza-CE, considerado pólo gastronômico da região, junto aos varejistas de dois segmentos distintos dentro do setor alimentício, sendo eles mercados e mercearias e bares e restaurantes. A fim de obter as informações necessárias, foi elaborado um questionário com o intuito de dialogar com tais atores, através de uma entrevista estruturada, visando obter respostas quantitativas e qualitativas acerca da temática. O questionário foi composto por três tipos de questões: questões de múltipla escolha, para caracterização dos estabelecimentos entrevistados; questões baseadas no princípio da Escala Likert, a fim de conhecer os problemas que envolvem a dinâmica do TUC; e questões de ordenamento e classificação de situações, visando conhecer a preferência dos varejistas quanto às soluções de logística urbana propostas. A amostragem possibilitou a coleta de informações em 8 Supermercados e mercearias e 18 Bares e restaurantes, contemplando 21% dos estabelecimentos registrados. Realizando análise de forma comparativa dos resultados obtidos, pode-se notar que houve divergência na percepção dos segmentos analisados, além da inexistência de padronização na percepção desse recorte de Fortaleza em relação a outras cidades brasileiras. Tal conclusão reforça a importância de se estudar o contexto local e os atores envolvidos em cada situação, de modo a tornar mais eficiente as soluções relacionadas ao planejamento urbano.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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