ANÁLISE DA USABILIDADE TÉCNICA E PEDAGÓGICA DO RECURSO DIGITAL PROTEASY

Autores

  • Gilvan Ferreira Costa Filho
  • Francisco Rennan de Oliveira Nunes
  • Priscila Barros David
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

O Proteasy é um recurso digital interdisciplinar, desenvolvido por alunos da disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) em 2018.2 em parceria com o curso de Odontologia da UFC. Seu propósito consiste em apoiar alunos da disciplina de Prótese Parcial Removível (PPR) como ferramenta de apoio ao aprendizado, na elaboração de desenhos bidimensionais de próteses no computador. A presente investigação foi realizada no contexto da disciplina de Metodologia Científica do SMD e seu objetivo foi analisar a usabilidade técnica e pedagógica desse recurso, tendo como base as heurísticas de Nielsen e os critérios de usabilidade pedagógica de Petri Nokelainen. Desenvolvidas em 1990 e propostas em 1994, as heurísticas de Nielsen são uma coleção de princípios que norteiam a base para o design de interfaces de usuário. A usabilidade pedagógica se refere à satisfação dos usuários ao realizarem determinadas tarefas em um ambiente digital e um conjunto de critérios para sua avaliação foram estabelecidos por Petri Nokelainen. A pesquisa contou com a colaboração de 05 alunos estudantes de Odontologia da UFC. Em um primeiro momento, os participantes utilizaram o Proteasy por determinado período de tempo realizando tarefas solicitadas enquanto os pesquisadores observavam as ações dos mesmos, documentando possíveis dificuldades notadas. Findada esta etapa, um questionário foi entregue para que os participantes avaliassem sua experiência utilizando a aplicação. Os resultados apontam que o Proteasy apresenta vantagem em relação aos métodos tradicionais de ensino utilizados na disciplina de PPR para a elaboração de próteses dentárias, contribuindo positivamente para o aprendizado. Não obstante, foi possível constatar a existência de problemas de usabilidade técnica e pedagógica no aplicativo a serem corrigidos para que a ferramenta possa cumprir ainda melhor seu papel na elaboração de novos conhecimentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica