ANÁLISE DAS PRÁTICAS DIALÓGICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Andreia Lopes do Monte
  • Nicole Pereira Moura
  • Maria Eliane Soares Ferreira
  • Joao Batista de Albuquerque Figueiredo

Resumo

A presente pesquisa nos possibilitou, com o auxílio do aparato bibliográfico, o mapeamento de dados que nos permitiram estabelecer constatações que nos ajudaram a aprofundar entendimentos e reflexões acerca de práticas dialógicas exitosas, tais como tem sido executadas. Estas, se fundamentaram nas experiências didático-pedagógicas de ensino e aprendizagem, consideradas exitosas pel@s estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estas apresentaram a leitura d@s discentes no que se refere a práticas docentes dialógicas, ou que se identificavam com a dialogicidade. Objetivamos estabelecer um diálogo entre os resultados da pesquisa e os contributos de Paulo Freire, particularmente no contexto das obras intituladas pedagógicas, tendo como referência a dialogicidade, a Interculturalidade Crítica e a Descolonialidade, bem como tentamos aprofundar reflexões sobre estas experiências exitosas de professor@s vinculad@s aos cursos de licenciaturas da UFC, afins com essas abordagens. A realização do trabalho nos levou a caminhar para o propósito de potencializar aportes para uma formação docente dialógica e descolonializante de educador@s (populares/ambientais). Foram utilizados os resultados dos questionários obtidos junto aos estudantes que cursaram a disciplina de didática, questionários esses que nos auxiliaram a definir @s professor@s que foram entrevistad@s, quanto às experiências de ensino e aprendizagens exitosas afins com a Dialogicidade, Descolonialidade e Interculturalidade Crítica. A pesquisa nos possibilitou perceber que na perspectiva d@s discentes há ainda um distanciamento entre as práticas realizadas, as práticas idealizadas e as práticas dialógicas freireanas. Resultado este que nos aponta a necessidade de pensarmos em um modelo educativo capaz de romper com as prática hegemônicas vigentes que fortalecem uma estrutura colonializante.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica