ANÁLISE DO 'AS BUILT' COMO PILOTO PARA LEVANTAMENTOS COMPARATIVOS PROJETO-OBRA

Autores

  • Joao Pedro Bezerra Diogenes
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira

Resumo

No Brasil, as obras de infraestrutura rodoviária são classificadas como um dos principais componentes com potencial para inconsistências de custos e de materiais entre o projeto e a execução. Devido à restrições de indicadores e metodologias que indiquem, com uma maior precisão, os principais fatores de risco, assim como prever e mensurar os resultados advindos, são notórios que há uma grande defasagem nas análises obtidas nas obras. Diante dessa problemática, este trabalho busca descrever uma análise comparativa projeto-obra, para que se tenha resultados técnicos e científicos mais consistentes, bem como se encontre e corrija os fatores que contribuem para tais incoerências. Para isso, foram utilizados parâmetros do projeto e especificações de dois trechos no estado do Ceará (Rodovia CE-178, em Sobral, e Rodovia CE-155, em Pecém) em fases distintas de projeto e execução. Nesses segmentos, foram realizados ensaios de caracterização e de capacidade de suporte dos materiais granulares e de misturas asfálticas. Para o trecho de Sobral, este em fase de finalização, analisou-se os fatores ligados à execução do revestimento asfáltico, sendo os dados comparados com o projeto. No que tange ao trecho do município de Pecém, ainda em fase inicial de execução, foram realizados ensaios mais detalhados dos materiais componentes de toda a estrutura. Os resultados mostram algumas inconsistências, uma vez que fatores externos, como as jazidas de material granular, e internos, como possíveis restrições de dimensionamento estrutural, contribuem para erros de caráter construtivo e financeiro nas obras. Desse modo, conclui-se que o desenvolvimento de um manual de melhores práticas, bem como de uma metodologia de análise e banco de dados, mostra-se importante, tendo em vista um maior controle pelos envolvidos dos fatores de risco, proporcionando um maior controle da obra e um menor custo global para o projeto e, por consequência, para os cofres públicos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica