ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA SOBRE INTOXICAÇÃO EXÓGENA POR PLANTAS TÓXICAS EM CRIANÇAS NO BRASIL

Autores

  • Brenda Vanine Correia Felix
  • Hevelin Raílla dos Santos Silva
  • Lara Cecília Moura
  • Thainara Costa Rodrigues
  • Lucas Nunes Ferreira Andrade
  • Mary Anne Medeiros Bandeira

Resumo

INTRODUÇÃO: Plantas tóxicas são definidas como plantas que podem causar efeitos lesivos ou distúrbios no organismo de seres humanos e animais após contato exógeno ou endógeno. A intoxicação exógena por meio dessas plantas pode causar sintomas clássicos de lesão na mucosa e lesão cutânea. OBJETIVOS: Analisar a ocorrência de intoxicação exógena por plantas tóxicas em crianças no Brasil de acordo com dados do DATASUS. MÉTODOS: Trata-se de um estudo retrospectivo, ecológico e quantitativo realizado por meio do acesso dos dados secundários disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, sobre a ocorrência de intoxicação exógena por plantas tóxicas em crianças no Brasil, desde 2013 a 2017. RESULTADO E DISCUSSÃO: Houve um total de 2248 casos de intoxicação exógena tendo como agentes as plantas tóxicas no período de tempo estudo. A região Sudeste foi a que mais apresentou casos novos no período avaliado, 823. Esse maior número de casos registrados pode estar associado ao fato dessa região ser mais densamente povoada que as demais, possuir maior número de Centros de informação e assistência toxicológica (CIAT) ou a subnotificação dos casos nas demais regiões. Ademais, dentre os casos ocorridos, 1253 acometeram crianças de 1 a 4 anos, sendo 36 casos em crianças com escolaridade entre 1ª a 4ª série incompleta do ensino fundamental. O que pode ser atribuído ao caráter exploratório dessa faixa etária, a falta de informação, o fácil acesso às plantas tóxicas, e a falta de supervisão de um adulto durante as brincadeiras. CONCLUSÃO: É importante ressaltar que existe uma carência dos dados relacionados a intoxicação por plantas nos anos de 2018 e 2019 que dificultam a análise mais precisa da situação de saúde da população. Essa carência pode ter ocorrido devido a subnotificação dessa informação. É necessário também a realização de atividades lúdicas educativas informando crianças e pais acerca de plantas tóxicas e como prevenir acidentes com elas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica