ANÁLISE NUMÉRICA DAS VARIAÇÕES GEOMÉTRICAS E ADIÇÃO DE SHIM EM FREIOS A DISCO DE MOTOCICLETAS COM RELAÇÃO AO FENÔMENO BRAKE SQUEAL.

Autores

  • Luiza Diniz Macedo
  • Matheus Henrique Pires Miranda
  • Gabriel Rodrigues Nobre Dalto
  • Anderson Luiz Dias
  • Francisco Ivo de Sousa
  • Romulo do Nascimento Rodrigues

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a influência da variação de parâmetros geométricos na ocorrência do fenômeno brake squeal, assim como a eficiência de adição do objeto shim plate. O fenômeno, mencionado anteriormente, ocorre no ato de frenagem, no caso analisado neste trabalho para motocicletas, produzindo uma instabilidade, ou ruído, no sistema de freios. O brake squeal possui uma faixa de frequência de 1 kHz a 20 kHz, tendo, portanto, uma faixa relativamente abrangente, possibilitando sua ocorrência em motocicletas. Tendo em vista a necessidade de manter um padrão de qualidade em seus produtos, fabricantes de freios observam que neste fenômeno um grande problema. Este trabalho visa abordar esse problema através de simulações, utilizando o método dos elementos finitos (MEF), juntamente com análise de materiais e a influência deles a fim de reduzir a ocorrência e intensidade desse fenômeno. Também foi utilizado a lógica Fuzzy, para realização de análise de resultados e obtenção de tendências de comportamento, tendo como parâmetro inicial os modelos testados através do software Ansys®. Por fim, este trabalho utilizou como parâmetro avaliativo os resultados obtidos através da extração dos autovalores e autovetores complexos, sendo obtidos o número total de pontos instáveis e o valor máximo do autovalor, informando a probabilidade de ocorrência e intensidade do fenômeno, respectivamente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica