ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS EM PÁGINAS DO FACEBOOK: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA

Autores

  • Saniela Lima de Oliveira
  • Maria Cilânia de Sousa Caldas
  • Sayonara Melquíades de Matos
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa

Resumo

Este artigo é o primeiro resultado da pesquisa do projeto de Iniciação Científica, PIBIC (2018/2019), que dá continuidade às pesquisas anteriores, que vimos realizando desde 2009, em que se vem estudando os gêneros discursivos anúncios publicitários e os processos de construção dos sentidos do texto. Neste artigo, temos como intenção apresentar, a partir das pesquisas já realizadas, um novo desdobramento, consequentemente, um novo viés de investigação, cujo objetivo é analisar o contexto de situação (registro; campo (field), relações (tenor) e modo (mode)) e contexto de cultura (gênero) dos anúncios publicitários, que configuram a Estrutura Genérica Potencial (EPG)/ Estrutura Esquemática do gênero em análise, à luz da teoria de Martin e Rose (2007). Esta pesquisa está no tocante à concepção de gênero e seu status social e funcional, ancorada em Bakhtin (2003). Para o entendimento dos conceitos de contexto de cultura e contexto de situação nos apoiamos em Halliday (1985) e Martin e Rose (2007), autores que abordam mais diretamente o tema (estrutura esquemática) na perspectiva funcionalista. O corpus foi formado por 40 anúncios publicitários das marcas Estrela, Havaianas, Natura e Itaipava, coletados das páginas de Facebook das respectivas marcas para fins publicitários. Além disso, utilizamos o método etnometodológico, que, conforme orienta Garfinkel (1967), trabalha com uma perspectiva de pesquisa compreensiva social. Após a análise, destacamos como resultados que os anúncios analisados apresentam os traços inerentes que nos levam a afirmar a existência de EPG. Diante disso, concluímos que estes anúncios comportam-se como legítimos gêneros discursivos do domínio publicitário.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica