APARIÇÕES DO SUJEITO NA NARRATIVA: RECORRÊNCIA DO OBSERVADOR SENSÍVEL EM CONTOS DE VIRGINIA WOOLF

Autores

  • Tarsis Lima Gomes da Silva
  • Carolina Lindenberg Lemos

Resumo

Esta pesquisa centrou-se na investigação da narrativa e do estilo de Virginia Woolf em um conjunto de quatro contos. Procurou-se analisar as estratégias enunciantes em cada conto, bem como sua recorrência ao longo da totalidade dos textos. O corpus consistiu em contos publicados em momentos distintos da produção de Woolf, o que possibilitou visão mais ampla sobre seus modos de escrita. A metodologia e teoria que nortearam o trabalho foram a semiótica discursiva, de base greimasiana, e a proposta estilística de Norma Discini. Os objetivos centravam-se na identificação das articulações narrativas e enunciativas presentes no corpus e na depreensão de elementos recursivos que apontavam para o estilo. Os momentos da pesquisa resumiram-se em três: aquisição do aporte teórico, análise individual dos textos e confronto entre elas para obtenção das estratégias constantes na totalidade. Como resultados, obtiveram-se as análises semióticas dos contos e vetores de estilo autoral. Percebeu-se a recursividade dos seguintes elementos: percepção fragmentada do mundo, ou seja, o olhar narrativo a apresentar figuras que sugerem percursos, partes de cenários, momentos não desenvolvidos, elementos que se relacionam não por uma sequencialização narrativa, mas sim por vínculos semânticos que estabelecem a unidade do texto; sensibilização do sujeito, formulada na interrupção frequente da narração por vozes que transmitem pensamento e sensações a respeito do que vivem; em relação, espaço e tempo subjetivos, condicionados pelas visadas das coisas que afetam o sujeito, o momento se alonga quando se sofre a ação e se encurta em fazeres não sensíveis, o espaço se expande na reflexão sobre a vida e se concentra na observação da realidade. Estas recorrências constroem um observador sensível, regido pelo páthos, que formula, para o estilo, um lógos estésico, atélico, que pode ascender em telicidade, mas também em estesia, apresentando modos enunciantes passionalizados, porém conscientes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica