APRECIAÇÃO DOS GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA DISCIPLINA DE PEDAGOGIA DO ESPORTE

Autores

  • Ricardo Hugo Gonzalez
  • Ana Beatriz Chaves V Batista
  • Danielle Maria Pereira Menescal

Resumo

Introdução: A disciplina Pedagogia do Esporte é uma área do conhecimento que apresenta as diversas oportunidades laborais para os futuros profissionais. Apresenta o escopo das atividades físicas e esportivas nas diferentes fases da vida. Conhecer a expectativa dos graduandos é essencial para direcionar os conteúdos a ser ministrados na disciplina. Objetivo: Relatar a opinião dos alunos na graduação, do primeiro semestre, em educação física na disciplina pedagogia do esporte. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal. Foi aplicado um questionário semi-estruturado. As dimensões dos itens foram: a) se os alunos já conheciam a disciplina pedagogia do esporte, b) de onde conheciam a disciplina, c) quais conteúdos eles gostariam que tivesse sido aprofundado além dos que foram abordados, d) como avaliam seu desempenho e aprendizado nas aulas e e) qual é seu interesse em atuar na área depois que vivenciou a disciplina. Resultado: Participaram 48 alunos, 17 conheciam a disciplina pedagogia do esporte (das quais 6 foram na escola) e 31 não conheciam a disciplina. Uma parte significativa dos alunos gostaria que tivesse um maior número de aulas práticas na disciplina. A maior parte dos graduandos consideraram seu desempenho regular e avaliaram seu aprendizado nas aulas como bom. Por fim, tem interesse em atuar na área. Conclusão: Entendendo melhor os interesse e expectativas dos alunos pode-se gerar melhores resultados acadêmicos assim como direcionar suas futuras vidas profissionais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica