AS ASSIMETRIAS ENTRE ESCOLAS RURAIS E URBANAS

Autores

  • Lucas Ferreira Santos
  • Leonardo Nogueira Cantudo
  • Patricia Veronica Pinheiro Sales Lima

Resumo

A discussão das desigualdades na educação no contexto das diferenças entre escolas tem merecido pouca atenção dos pesquisadores. Tal discussão é relevante, pois pode trazer contribuições para a elaboração de estratégias de redução de assimetrias educacionais. Essas assimetrias são largamente perceptíveis se comparadas escolas rurais e escolas urbanas e podem ser consequência do fato de que por muitas décadas o desenvolvimento de um sistema educacional nas áreas rurais não foi considerado prioridade. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo foi analisar as assimetrias entre as escolas rurais e urbanas no Brasil no período 2000 a 2015. Para tanto foram utilizados dados do Censo de Educação Básica. As desigualdades foram analisadas em quatro dimensões: infraestrutura de serviços básicos, infraestrutura física, disponibilidade de equipamentos e capacitação dos docentes e alunos, por meio de indicadores e de um índice agregado. A escala adotada no estudo contemplou as unidades federativas brasileiras. Os principais resultados apontaram que de modo geral pode-se observar uma redução nos índices de assimetria entre as escolas rurais e urbanas no Brasil, apresentando-se de maneira heterogênea entre as regiões e entre os estados. Ao longo de todo o período estudado (2000 a 2015), os estados da região Norte apresentaram os maiores níveis de assiemtria. Em contrapartida, as escolas das regiões Sul e Sudeste apresentam as menores assimetrias. Como contribuições do estudo destacam-se i) a possibilidade de redução da lacuna de conhecimento referente à temática, ii) a abrangência do estudo (todas as unidades federativas), o que permite que uma visão espacial do problema e a definição de áreas prioritárias para a implementação de políticas públicas e iii) uma sistematização de dados do Censo Escolar o qual fornece informações valiosas e pouco exploradas no âmbito das escolas rurais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica