AS CARACTERÍSTICAS DA LÍNGUA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA FASE INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Autores

  • Dayane Ribeiro dos Santos
  • Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo

Esta investigação se apoiou na abordagem sócio construtivista, e analisou a alfabetização inicial de alunos com deficiência intelectual (DI) matriculados na sala de recurso multifuncional (SRM). A pesquisa também identificou, por meio do uso do software educativo Luz do Saber, as características da língua escrita de alunos com DI; e investigou a relação entre a mediação e a evolução conceitual da língua escrita desses alunos. Participaram da pesquisa 4 professoras do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede municipal de Fortaleza e 8 alunos com deficiência intelectual, cuja idade variava entre 8 e 13 anos, cursando entre o 2º e o 5º ano do ensino fundamental, sendo 6 silábicos e 2 silábico-alfabéticos. O desenho metodológico compreendeu 5 etapas a saber: 1- avaliação inicial do nível psicogenético da leitura e da escrita dos alunos; 2 - seis encontros de formação com as quatro professoras do AEE abordando temas como software Luz do Saber, estratégias cognitivas, mediação pedagógica e leitura e escrita; 3 - dez sessões com cada um dos oito alunos mediadas pelas professoras do AEE por meio do software Luz do Saber; 4 - quatro encontros com as professoras do AEE intercalando as dez sessões em quatro períodos distintos, nos quais eram analisadas e avaliadas as sessões mediadas por elas, com vistas ao aprimoramento; 5 - avaliação final do nível psicogenético da leitura e da escrita dos alunos. Considerando o volume de dados, selecionamos para análise quatro sessões, 1ª, 3, 6ª, 9ª. Concluímos que as mediações das professoras no decorrer do uso do software Luz do Saber contribuíram para a emergência de características mais evoluídas da escrita dos oito alunos participantes, bem como influenciou a evolução conceitual da escrita desses alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica