AS MUDANÇAS NO PROJETO GRÁFICO-EDITORIAL DO O POVO COMO REFLEXOS DAS TRANSFORMAÇÕES DO JORNALISMO

Autores

  • Marilia Abreu de Lima
  • Silva Ana Karolina Saldanha
  • Edgard Patricio de Almeida Filho

Resumo

Ao comemorar 90 anos de atuação em 2018, o Grupo de Comunicação O Povo lançou um novo projeto gráfico-editorial para o jornal. Para a diretoria do O POVO, a mudança partiu, para além do redesenho gráfico, da discussão sobre os novos caminhos para o jornalismo. Nessa perspectiva, tencionou-se estabelecer as relações entre as transformações vividas pelo jornal O Povo e as reestruturações produtivas do jornalismo. O objetivo foi perceber as mudanças no projeto-gráfico editorial por meio dos elementos presentes em períodos antes e depois da sua implementação. Para isso, entrevistaram-se os diretores de redação do jornal O Povo, Ana Naddaf e Erick Guimarães, a fim de compreender as motivações da reforma. Depois, iniciou-se um procedimento exploratório para análise de edições divididas em três períodos: antes, durante e depois da reforma. Para isso, aplicou-se um questionário, no qual apontaram-se indicadores textuais como formatos e temáticas das matérias; repórteres responsáveis; espaço ocupado por elementos como textos, imagens e gráficos; indicadores de convergência; regionalidade, entre outros. Em resultados preliminares, verificou-se crescimento de 15% para 25% no uso do formato reportagem, com maior parte do conteúdo produzido em âmbito local, nos dois primeiros períodos analisados. Observou-se também que a partir da reformulação, a redação é o principal âmbito de produção das matérias, se comparada às agências de notícia. A presença dos recursos visuais também aumentou: antes da mudança, apenas 9% dos textos possuíam infográfico, enquanto no período seguinte, 19% utilizam o recurso. Portanto, até a presente etapa da pesquisa, julga-se que a intensificação dos recursos, não necessariamente inéditos, mas que exigem maior técnica e habilidade da comunidade profissional, atendem às demandas de um público imerso na cultura digital. Registra-se o agradecimento à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), financiadora desta pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica