AS PROGRESSIVAS PERSPECTIVAS DE GÊNERO E AS QUESTÕES E IMPASSES SOB A ÓTICA RACIAL E POLÍTICA

Autores

  • Juliana Silva de Carvalho
  • Juliana Cristine Diniz Campos

Resumo

As questões que pertinem a perspectiva de gênero, aquelas especificamente atreladas ao feminino, consubstanciam-se, atualmente, numa perspectiva mais precipuamente referendadas pelas questões reprodutivas, mas que também culminam na discussão da participação da mulher enquanto agente social. Neste contexto, há relevante indagação, que emerge na ciência política e social, acerca do papel feminino quando condicionado ao contexto racial, ou seja, da formação de uma política ou de um sistema político que integre de maneira satisfatória a mulher de identidade negra. Por esta razão, a presente pesquisa pretende auxiliar na análise da correlação entre as perspectivas de gênero desenvolvidas ao longo do tempo que influenciam na inserção da mulher negra no meio político-social, adentrando na realidade dos impasses que existem atualmente para a consolidação da participação da mulher negra no contexto político. A metodologia compreendida por esta pesquisa é a análise de dados e relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente na seara da ONU Mulheres, bem como nortes literários e bibliográficos. Em toda a percepção de estudo, foi possível perceber um discreto crescimento da participação da mulher negra no âmbito político, na seara das candidaturas a cargos eletivos. Tal crescimento foi ponderado no percentual de 9,2% em 2018, conforme Websérie Documental da ONU Mulheres, mas trata-se de dado estatístico de crescimento que ainda soma homens e mulheres. Neste contexto, pode-se observar que, nas últimas quatro eleições, identificou-se um maior número de mulheres negras candidatas, mas não há grande expressividade no cenário político de mulheres negras eleitas e ocupando espaços formalmente efetivos neste âmbito, o que é, portanto, a razão maior da pesquisa presentemente elucidada.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica