AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LAVEM): SUBSIDIANDO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Resumo
Objetivamos apresentar o trabalho desenvolvido no Laboratório Virtual de Educação Matemática (LAVEM), visando uma reconstrução de conceitos iniciais do meio tecnológico para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e profissional (práxis) do pedagogo e futuro professor que lecionará matemática. Para referenciais teóricos, tomamos como base os estudos desenvolvidos por Lévy (2008), Kenski (1996), Radford (2010), Santos (2006) os quais nortearam o escrito. Na concretização desta pesquisa foram realizadas diversas oficinas desenvolvidas e apresentadas pelo grupo de estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTERCOA/CNPq/UFC). A utilização desse recurso faz parte de uma proposta de inserção das tecnologias digitais na vivência acadêmica de alunos bolsistas, e também como atividade desenvolvida para o grupo de estudos, que além das oficinas desenvolvem também leituras e produção de artigos científicos. Neste trabalho priorizamos os resultados obtidos com a realização da oficina “Microsoft® Word - ferramenta de edição textual em trabalhos científicos”, realizada em agosto de 2019, a qual buscou demonstrar de forma prática como esta ferramenta e os recursos contidos nela possibilitariam a correta edição, formatação e organização de trabalhos acadêmicos. Participaram da oficina 11 alunos do Curso de Pedagogia. Como resultado, constatamos ser relevante o desenvolvimento de ações que buscam promover a integração da tecnologia com a formação inicial, uma vez que houve aceitação e reconhecimento dos participantes durante a oficina no processo de formação inicial do pedagogo. Consideramos ser relevante, ações que contribuam mais efetivamente para a formação de um profissional mais crítico e reflexivo. Agradecemos impreterivelmente ao programa de bolsa de iniciação científica (PIBIC), pelo oferecimento e apoio da bolsa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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