ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

Autores

  • Vivian Rodrigues Lopes
  • Liliany Queiroz da Silva Rodrigues Machado
  • Luis Tavora Furtado Ribeiro

Resumo

É fundamental a discussão sobre a questão da formação de educadores para a pesquisa crítica dos problemas educacionais brasileiros. A educação, nascida e exercida sob contrastes econômicos, políticos e sociais, transformou-se e se transforma devido ao acompanhamento daquele que a estuda, a estimula e a exerce, o homem. Segundo Gramsci (1978), o homem está dentro de uma perspectiva histórica que engloba uma análise concreta do seu papel ao longo do tempo. Portanto, assim como o homem é entendido e estudado a partir de seu papel histórico, as instituições também necessitam receber esse olhar analítico e crítico para a compreensão do seu papel como construtor social. A seguinte pesquisa vincula-se ao projeto de pesquisa Aspectos Históricos e Atuais sobre as Políticas Públicas de Formação Docente no Brasil, que tem como objetivo geral realizar uma analise delicada sobre os aspectos históricos e atuais das políticas públicas de formação docente no Brasil, principalmente no período aproximado de 1980 a 2018, visando esclarecer a importância da função social do educador de acordo com o estudo sobre a constituição da profissão, tendo em vista o seu papel fundamental como representante dos interesses de uma classe. Desse modo, foram realizados estudos teóricos bibliográficos acerca do papel exercido pelo profissional da educação no mundo contemporâneo utilizando reflexões de Hobsbawn (2013); Giroux (1997), Bauman (2012), Ribeiro (2010) e outros estudiosos. Sobressai-se assim, a importância do ser educador, sua origem e destino como transformador social dentro de uma sociedade composta por diversos seguimentos de classes necessitadas de atenção pedagógica. É de suma importância agradecer a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará por oferecer apoio e recurso para a realização desse Projeto de Pesquisa na área da Educação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica