ASSÉDIO MORAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Lana Mateus de Sousa Carneiro
  • Ana Flávia Mendes Lopes
  • Arshamã Luara Cândido de Souza
  • Thayane Rodrigues do Nascimento
  • Vinicius Santos Ribeiro
  • Messias Holanda Dieb

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias adotadas pelos alunos que sofreram assédio moral na Faculdade de Educação (FACED) para permanecer no curso de Pedagogia. O apoio teórico utilizado para o alcance desse objetivo foi delineado a partir das ideais de Hirigoyen (2010) e Vasconcelos (2013) que versam sobre o que realmente se caracteriza como assédio moral e como essas ações executadas pelo assediador podem modificar completamente os valores e as práticas de quem foi assediado. Sendo uma pesquisa do tipo qualitativa, inicialmente, para a construção dos dados, foi criado um formulário online com o objetivo de selecionar sujeitos que já sofreram algum tipo de assédio moral dentro da FACED. Em segundo momento foram realizadas entrevistas semi-estruturadas presenciais e individuais. Participaram no total de 19 pessoas dos questionários e quatro nas entrevistas. Após serem analisados os dados, podemos apontar como principais resultados que as estratégias são a indiferença perante a presença do assediador, ajuda psicológica, como também o apoio dos colegas, e, além disso, estratégias institucionais também obtiveram um papel importante. Desse modo, é possível concluir que sem essas estratégias, o assédio moral pode ser um fator que causa ou contribui para que haja desistência do curso de ensino superior. O artigo pode levar a ampliar a discussão sobre os efeitos do assédio moral na cultura da faculdade, de modo que possa clarear a importância dessa discussão para o desenvolvimento de um ambiente universitário saudável.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica