ATELIÊ DO IPREDE: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Hildenille Albuquerque Nogueira
  • Luciane Germano Goldberg

Resumo

o trabalho apresenta os resultados obtidos pelo Projeto de Pesquisa “Ateliê do Iprede: experiência estética na primeira infância” (PIBIC 2018/2019 - Edital Nº 2/2018). Tal projeto foi criado com o objetivo de pesquisar a contribuição do projeto de extensão "Ateliê do Iprede: educação e experiência estética no terceiro setor" para a primeira infância no Setor de Acolhimento do Instituto da Primeira Infância (Iprede). Tendo início em maio de 2017, trata-se de uma proposta multidisciplinar de intervenção na área da Arte e da Educação, abrangendo docentes e discentes do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará. Metodologicamente, enquadra-se no campo da Pesquisa Qualitativa em Educação (MINAYO, 1996), caracterizando-se como um Estudo de Caso (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), utilizando como técnicas/instrumentos de pesquisa a Análise Documental, a Observação Participante, a Pesquisa Bibliográfica, o Diário de Itinerância (BARBIER, 2002), Entrevistas Semiestruturadas e "Leitura" de Desenhos Infantis. Como público participante da pesquisa, um grupo piloto de 10 crianças (entre 03 a 06 anos de idade), suas mães/familiares e profissionais da instituição que possuem interação com o Ateliê do Iprede (assistentes sociais, psicólogas, psicomotricista etc.). Como resultados, notamos a importância que o Ateliê do Iprede tem aos olhos dos sujeitos da pesquisa, promovendo momentos de fruição estética e elaboração artística que contribuem para uma série de aprendizagens sociais e culturais, proporcionando o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares. As atividades artísticas desenvolvidas junto às crianças e seus familiares alimentam o imaginário, estimulam o processo imaginativo e sensível, acolhem de forma afetiva universos tão distintos e singulares, comprovando a necessidade que os seres humanos têm de estar em contato com a arte, seja como espectadores ou como criadores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica